segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tecnologia na Educação - Palavras CEO Anhanguera x Futuro do Livro

Veja o que o CEO da Anhanguera Educacional, Alex Dias fala sobre a distribuição de iPads na Educação.
Ter livros no iPad e distribuir este device não é suficiente para se dar um salto na educação.
Ainda não se chegou no espaço onde a experiência de leitura em um Tablet é semelhante a uma experiência de leitura em um livro.
Segundo ele estas tecnologias utilizadas nos tablets virão a enriquecer esta experiência algo semelhante ao vídeo 2 que fala sobre The Future of the Book (O futuro do livro).
O consumo de conteúdo através das novas mídias sociais podem ser realizados em vários dispositivos que acessam a internet seja em smartphones, tablets, pcs, notebooks e na futura tv digital e assim estes horizontes são ampliados para se ter o acesso ao conteúdo.
As tecnologias intuitivas devem ser distribuidas para enriquecer o conteúdo dado em sala de aula porém já tiveram casos que não alcançaram sucesso como o pc da oracle e o notebook de baixo custo.

Vídeo 1
Entrevista com o CEO da Anhanguera Educacional - Alex Dias



Vídeo 2
The Future of the Book - Grupo IDEO.
Três conceitos são apresentados nestes vídeo os modelos NELSON, COUPLAND e ALICE que são plataformas especificamente voltadas para diferentes perfis de leitura. Nelson tem foco em textos mais acadêmicos, com funções de leitura complementar, contexto, pesquisa de confirmação para dados e rede de referências. Coupland, por sua vez, tem um forte caráter social e é mais voltado para leituras mais profissionais e permite que o usuário monitore as leituras mais populares na área, favorecendo trocas de informações entre profissionais e empresas dentro de uma mesma área. Alice é voltado para narrativas de ficção, e oferece ao leitor oportunidades de interação com a história e com os personagens, permitindo que cada leitor construa de forma diferente a não-linearidade de uma mesma narrativa. O Nelson, especificamente, seria uma plataforma muito útil para quem trabalha em pesquisa, mas esperamos que esses conceitos não demorem a sair do papel e chegar às lojas.

The Future of the Book. no IDEO on Vimeo.

Comente sobre a adoção ou não destes dispositivos em sala de aula.

2 comentários:

  1. Ainda tenho um certo receio dos caminhos por onde possam nos conduzir essas tecnologias tão incríveis e capazes de dar conta da não-linearidade dessa modernidade líquida, como diria Bauman. Imaginar os ganhos que tantas possibilidades podem trazer é muito fácil, o difícil mesmo me parece que é tentar prever sobretudo, intervir sobre os malefícios que podem vir no pacote tecnológico. Que males seria esses?...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Renata,
    Você mesma citou um destes malefícios que é a dependência. Apesar de estas ferramentas serem gratuitas e estarem em Beta perpétuo encaramos elas como recurso, mas como passei para vocês também é possível enxergar a possibilidade de trazer uma nova estratégia pedagógica para o espaço de ensino e aprendizagem do estudante. Outro malefício a ser destacado é o da segurança da informação que está por trás destes pacotes cabe ao usuário saber utilizá-lo para não cair em uma das armadilhas de que os hackers se aproveitam. O importante disso tudo é não ficar no campo das previsões e sim colocá-las em prática para tornar o seu dia-a-dia mais dinâmico e colaborativo. Em resumo aproveite, interaja e se engaje!!

    ResponderExcluir