Já discutimos no laboratório sobre a possibilidade de criar redes sociais temáticas com a ajuda de sites como o Ning.com porém, já vimos que o Ning está indo contra a filosofia da Web 2.0 que permite criar espaços gratuitamente e assim este site está encerrando o serviço grátis para começar a cobrar.
Para aqueles que desejam continuar a usar o Ning o plano Mini para grupos de até 150 membros, 1GB de capacidade armazenamento custa R$ 59,00 a assinatura anual aos preços de Maio de 2011.
É certo que para se avaliar na hora de escolher uma plataforma para criar sua rede social devem ser analisados os seguintes critérios de acordo com o site Master New Media:
- Perfil dos Membros: Um perfil pessoal onde os usuários podem adicionar dados pessoais, uma pequena foto e fazer as conexões com os outros membros.
- Blog: Deve disponibilizar um blog colaborativo onde os usuários podem compartilhar informação com todo os membros do grupo ou se permitido com determinados grupos de usuários.
- Fórum de discussão: Fórum de discussão com todas as características padrão como mensagens, respostas pesquisa e mais...
- Calendário Compartilhado: Calendário para seguir as atividades do grupo e os eventos.
- Galeria de Fotos: Possibilidade de fazer o Uploading e compartilhamento de uma coleção de fotos e imagens no grupo.
- Video: Possibilidade de fazer o Uploadinge o compartilhamento de video clips no grupo.Free / Premium: Tipos de plano oferecidos pela plataforma de rede social a ser adotada do tipo Free ou Pro.
- Extra : Características adicionais que acrescentam algo mais a sua rede.
Em função disso Miriam Salles em seu site nos dá 5 alternativas para o Ning:
A SocialGo é possível escolher layout para o site da comunidade, incluir eventos, fóruns de discussão, vídeos, músicas. Cada membro pode ter o seu blog. Sendo que o membro deve ter 13 anos para ingressar nesta rede.

A Wackwall nela é possível customizar as cores do site da comunidade, incluir eventos, fóruns de discussão, vídeos, músicas. Sendo que o membro deve ter 18 anos para ingressar nesta rede.
A Grouply nela é é possível personalizar o site da comunidade, incluir eventos, fóruns de discussão, vídeos, músicas e gera feed da atividade no grupo. Os administradores de grupos de discussão hospedados no Yahoo ou no Google Groups podem criar um site para a comunidade. Tem um tutorial que ensina como transferir uma comunidade do Ning para lá.
A Mixxt é possível escolher layout para o site da comunidade, incluir eventos, fóruns de discussão, vídeos, bancos de imagens, músicas e criar grupos. Cada membro pode ter o seu blog e a comunidade pode ter um wiki dentro do ambiente. A idade mínima para se inscrever é 12 anos. Podemos traduzir os títulos das páginas.
A Spruz é possível escolher layout para o site da comunidade, incluir eventos, lista de links, fóruns de discussão, vídeos, bancos de imagens e criar grupos. Cada membro pode ter o seu blog e há a opção de se incluir um chat na comunidade. A idade mínima para se inscrever é 13 anos. Podemos traduzir os títulos das páginas, mas nessa tarefa há o problema de acentuação que pode ser contornado usando-se os caracteres especiais em html (veja a tabela de Acentuação e Caracteres Especiais em HTML ).
Veja também estas possibilidades que o Master New Media oferece:
David, cheguei a trabalhar com o NING por quase 2 anos, enquanto era um software livre. Gostei muito, achei eficiente para a comunicação com os grupos. Bacana você ter apresentado novas possibilidades para a construção de redes sociais. Certamente irei explorar alguma delas. Foi mencionado no post o mindmeister, que é interessante, mas de uso limitado (apenas alguns mapas podem ser construídos gratuitamente). Acredito que o CmapTools seja uma excelente opção de software livre para quem queira trabalhar com mapas conceituais. Desenvolvido pelo Institute of Human an Machine Cognition, pode ser usado para trabalho individual e colaborativo com mapas e conta com diversos recursos para enriquecer suas criações. Fica aí o link para a turma dar uma olhadinha: http://cmap.ihmc.us
ResponderExcluirOk Renata,
ResponderExcluirSua colaboração foi muito importante. A pergunta é qual versão você adota a em inglês ou a traduzida para o português?
para quem quiser fazer o download do original em inglês aqui está o link http://cmapdownload.ihmc.us/installs/CmapTools/Win/WinCmapTools_v5.04.01_10-28-10.exe